KAIZEN

     Palavra japonesa, onde “KAI” significa MUDAR e “ZEN” significa PARA MELHOR. Porém o significado da filosofia é “Melhoria Contínua”. 

     Princípios básicos do KAIZEN: 

  • Transforme problemas em oportunidades de melhoria e aprendizado
  •  O teu principal objetivo é a satisfação do seu aluno com excelência em produtos e serviços. 
  • Descarte a maneira tradicional de trabalho, inove sempre. Sem inovação não há progresso;
  • Pense positivo, pense como é possível alcançar um objetivo ao invés de pensar porque não conseguiu;
  • Não invente desculpas;
  • Não busque a perfeição; 
  •  Corrija imediatamente os erros ou anormalidades que surgirem;
  • Seus maiores desafios serão seus maiores aliados no processo de aprendizado. Uma idéia só é gerada quando você está em apuros;
  • Trabalhe em equipe. Dez pessoas pensam melhor que uma;

     Segundo essa filosofia os problemas e falhas ocorrem por falta de metodologia, método inadequado de trabalho e falta de treinamento. 

     Os resultados esperados ao adotar o KAIZEN são:

  • Melhoria contínua das rotinas. (professor melhore sua aula a cada dia)
  • Fazer com que os funcionários sejam capazes de resolver seus próprios problemas. 
  • Aumentar o senso de responsabilidade do pessoal.
  • Visualizar a empresa como um todo, não em partes. Todos tem acesso a tudo. 

 

 

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA

     Surgiu em meados dos anos 70, nos Estados Unidos, a partir dos estudos de comunicação humana feitos pelos pesquisadores Richard Blander, John Grinder e equipe.

      Segundo Richard Blander a neurolinguística é uma ferramenta educacional, não uma forma de terapia, pois ensina às pessoas coisas sobre como o cérebro funciona e elas usam estas informações para mudar seu comportamento e sua forma de aprendizado. É a maneira como o cérebro humano registra suas experiências, como respondemos a estas e como podemos alterá-las quando estão limitando nosso aprendizado.

      A PNL estuda o tipo de linguagem empregada por cada pessoa; ensina como desenvolver o aprendizado, usando o que o aluno sabe para aprender mais e mais rápido, conduzindo à melhora contínua do desempenho e à crescente satisfação pessoal.

      Pressupostos básicos da PNL:

  • Ajudar as pessoas a desenvolver e aplicar técnicas de solução de problemas;
  • Orientar as pessoas à aprenderem cada vez mais para desenvolver suas habilidades pessoais (despertar potencial criativo);
  • Aumentar a coordenação e a aprendizagem em equipe;
  • Estabelecer objetivos e alcançar resultados;
  • Mudar hábitos e comportamentos indesejados. A Neurolingüística é a essência da comunicação bem sucedida, crie seu próprio vocabulário mudando palavras que comumente você usa e que acabam por deixá-lo num estado ruim. Encontre palavras positivas, para que o teu cérebro reaja positivamente. Ex: ao invés de dizer “eu odeio”, diga “eu prefiro” é uma maneira do teu cérebro reagir positivamente.

Através da Neurolingüística você é capaz de interpretar olhares e gestos conhecendo melhor seu aluno, com essa interpretação você pode criar um vínculo com o aluno e desenvolver um clima de confiança e aceitação.

 

“Se você continuar a fazer o que está fazendo, vai continuar a obter os mesmos resultados. Se você quer mudar os resultados, mude o que está fazendo.”

 

 

BILATERALIDADE DO CÉREBRO

      Roger Sperry, Prêmio Nobel de Medicina, desenvolveu por mais de 40 anos estudos sobre o cérebro humano, em um de seus estudos dividiu o cérebro em dois hemisférios, descobrindo que cada hemisfério desenvolve funções distintas.

     Geralmente o hemisfério direito interpreta as informações e controla as ações do lado esquerdo do corpo, e o lado esquerdo interpreta as informações e controla as ações do lado direito do corpo.

     O hemisfério esquerdo é responsável por controlar a lógica, a razão e os processos analíticos. No aprendizado de idiomas explora a riqueza do vocabulário, gramática, leitura, escrita. É também o lado esquerdo que comanda as habilidades motoras e o aprendizado de cálculos. Seu modo de operar é linear e seqüencial, analítico, lógico e racional. Em contraposição o lado direito encontra-se mais envolvido com a orientação espacial, a percepção ou criação estética, a auto-imagem. O hemisfério direito é o lado criativo e intuitivo, é a parte que desenvolve o lado artístico e musical de uma pessoa. Ele é mais especializado em figuras e formas geométricas. É o lado emocional, intuitivo e holístico. 

     Embora ambos os hemisférios estejam envolvidos nos processos lógicos e criativos, o lado esquerdo trabalha mais com a lógica e o direito mais com as emoções.

     A cultura ocidental é direcionada pelo hemisfério esquerdo onde palavras, medidas e lógica ocupam um lugar de destaque, enquanto a criatividade, a intuição e as tendências artísticas muitas vezes são subordinadas e até mesmo punidas. A cultura do homem razão, ditada pelas funções do hemisfério esquerdo, precisa ser acrescida do nosso lado humano, sensível, intuitivo, holístico, espontâneo, natural, receptivo, espiritual e lúdico. Se somos predominantemente racionais e realistas, podemos desenvolver as funções latentes e ainda não expressas. 

   

HEMISFÉRIO ESQUERDO

HEMISFÉRIO DIREITO

Palavras

Partes

Específico

Análise

Divisão

Pensamento sequencial

Noção de tempo

Lado direito do corpo

Imagens

Todo

Relacionamentos

Síntese

Reunir

Pensamento simultâneo

Sem noção de tempo

Lado esquerdo do corpo